domingo, 25 de abril de 2010




Quem é você?

Por favor, não me responda esta pergunta, com seu nome, sua descrição física, muito menos suas habilidades e experiências.
Quem é você despois de tirar sua máscara? Quando ninguém mais vê, além dEle? Quem é você além do nome que carrega? Além da família que pertece, dos bens materias que possui ou da profissão que tem...
Quem é você de verdade?
Quais são seus mais profundos (e talvez ocultos) sonhos? Qual sua verdadeira personalidade quando não está representando? O que você realmente busca? O que habita seus pensamentos sobre essa (sua) vida?
O objetivo desta pergunta é estimular você a buscar o autoconhecimento.
De forma genérica é possível conceituar autoconhecimento como a capacidade de o ser humano reconhecer e compreender seus estados internos e suas emoções, bem como seus efeitos sobre as outras pessoas, conhecendo suas forças e fraquezas e ter a certeza de seu próprio valor.
Mas o que isso tem a ver com você hoje? Por que eu provoco você a se auto-conhecer?
Com a compreensão e conhecimento de seus pontos pessoais fortes e fracos, você pode aprimorar suas virtudes e buscar soluções para as dificuldades, assim obterá maior autoconfiança, auto-estima e segurança pessoal.
Uma prática bastante conhecida para atingir o autoconhecimento é a elaboração de uma lista dos próprios pontos positivos e negativos. Depois, você deve realizar uma avaliação do que pode ser feito para melhorar as potencialidades e minimizar, ou erradicar, as fragilidades, buscando o aprimoramento necessário com atitude e comportamento construtivos.
No portal do templo de Delfos, na antiga Grécia estava escrito “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”, demonstrando que a busca pela compreensão pessoal é a base para a busca para qualquer conhecimento.
Conhecer-se, é ter condições de estabelecer metas mais ousadas ou menos ousadas.
Para realizar sonhos.
Seus sonhos.
Afinal, você é quem irá determinar qual o tamanho dos desafios irá superar para chegar aonde realmente almeja. Da mesma forma, saberá como reagir aos obstáculos que surgirem nessa jornada.
Para finalizar quero dizer que: você conhecer-se a si mesmo é essencial para atingir seus objetivos, metas e sonhos. Para isso, é preciso que você se aprofunde dentro de si mesmo com muita verdade e calma. E sem medo. Saber quem você é facilita seu caminho para sempre!
Pense nisso...
Quem é você mesmo?

Sigmar Sabin

3 comentários:

Alexandre disse...

Boa pergunta Quem sou eu ? cada dia sou uma pessoa diferente depende muito do meu humor kkk.

Fernando disse...

Muito bom para reflexão de nós mesmos,como diz um poeta quem sou eu ? eu sou a soma de todas as minhas experiências e circunstâncias.

Ignatia Amara disse...

Ótimo texto para ler, reler e refletir. Feliz quem, despojado de todas as máscaras, títulos e referências, olhando-se "nu" sabe a resposta. Eu? Ah... Eu sou uma pessoa incapaz de respondê-la... srs.