Você é um
profissional
competente ?
É fato que o modelo de gestão de competências está se consolidando cada vez mais, unindo-se à visão compartilhada onde todos os envolvidos crescem a cada dia. As empresas procuram ter um ambiente propício para os profissionais competentes; por isso, atrair, desenvolver e manter talentos é imprescindível.
Com os “novos tempos”, o RH mudou a sua linha de atuação, tornando-se estratégico e procurando conhecer, profundamente, o “negócio” da empresa tanto quanto qualquer outro departamento, para poder traçar suas metas e formular, com eficiência,seus planos de ação.
O que se espera deste mercado, tão competitivo e com uma economia tão volátil, são organizações menos burocráticas e rígidas, mais rápidas, flexíveis às mudanças e, principalmente, inovadoras, ajustadas às novas regras da competitividade. Isso abre caminho para pessoas talentosas, pois os profissionais estão se capacitando cada vez mais e estão sempre atentos a novas oportunidades.
Empresas que utilizam o modelo de competência dão suporte à evolução das estratégias organizacionais (novas competências favorecem novos padrões de desempenho). As competências mudam, assim como o mercado, por isso, ajustá-las às necessidades empresariais é imprescindível. Com as profundas mudanças oriundas da globalização, crescer é inevitável e necessário, sugerindo, inclusive, às empresas, a criação de novos modelos administrativos e tecnologias.
Veja algumas competências às quais o mercado de RH atribui valor:
Discernimento
* Tenha ponderação nas expansões e expressões verbais e comportamentais.
Ritmo de Trabalho
* Procure acelerar seu ritmo habitual de trabalho sem, contudo, prejudicar a sua qualidade.
Aspectos Físicos e Mentais
* Boa saúde física e mental, ou seja, facilidade para modificar a personalidade psíquica, com ajustes às exigências do mundo exterior.
Aspectos Emocionais e Decisão
* Busque o equilíbrio entre as realidades interna e externa, entre o impulso de atuar e a reflexão.
Comprometimento
* Disciplina, método, consciência profissional, perseverança e dedicação.
Relacionamentos Interpessoais
* Procure a convergência ao invés de conflitos. Não viva em constante atrito com os demais. Será que o mundo tem que se adaptar a você ou você adaptar-se a ele? Busque um equilíbrio!
Ambição
* Força de poder criador ou realizador. Suas ações devem estar alinhadas com suas intenções. Monitore suas ações em relação aos seus objetivos.
Combatividade
* Procure combater aquilo que dificulta seus planos e/ou decisões. Os desafios mobilizam suas forças ou as paralisam? A escolha é sua!
Lealdade
* Mantenha seus compromissos e porte-se com honra. Possua retidão. Sua conduta deve ser regida por princípios éticos e integridade moral. Aja de modo a promover a boa moral, sem se utilizar de atalhos duvidosos.
Equipe
* Some seus esforços, objetivos comuns e valores. Hoje, em uma equipe, você deve estar disposto a construir algo em comum encontrando a sua própria forma de expressão (é uma ação conjunta).
Automotivação
* Quando estamos motivados, conseguimos transformar idéias em ação – este é o segredo – experimente gerar diálogos internos positivos e estimulantes. Se você é Gestor, é imprescindível que perceba as fontes de motivação de seus liderados.
Proatividade
* Seja proativo (o indivíduo reativo tem a tendência de deixar que as oportunidades transcorram sem que ele mesmo queira intervir; portanto, não seja passivo – agregue valores e faça a diferença). O indivíduo proativo procura se antecipar às situações e se preparar para a solução dos problemas.
Objetividade ao se expressar
* Não seja prolixo e/ou cansativo ao se expressar. Exponha seus pensamentos de forma didática.
Abertura Intelectual
* Permaneça atento, receptivo e interessado em qualquer nova informação que possa levá-lo a modificar seu procedimento e/ou corrigir seus pressupostos.
Empatia/Assertividade
* Seja empático, porém, assertivo, colocando sempre “limites” saudáveis em seus espaços (a agressividade exacerbada é inimiga da assertividade).
Iniciativa
* Tenha iniciativa e saiba oferecer contribuições em suas atividades, especialmente em favor da produtividade e resultados concretos.
Feedback
* Peça aos outros profissionais e dê feedback a si mesmo, pois ele estimula o autodesenvolvimento. O feedback auxilia na identificação das habilidades, aptidões, talentos e competências. Por isso, após o feedback, seja honesto. Verifique e pergunte a si mesmo: Onde ainda preciso investir? Como posso melhorar o meu desempenho? O que devo manter? O feedback contribui para o aprimoramento de suas funções laborais. O processo de EVOLUÇÃO é um chamado para a ação.
Autoconfiança
* Tenha autoconfiança (o profissional autoconfiante não depende da motivação externa). A cada vitória ou superação, você ganha maior controle e independência para atuar.
Autocrítica
* Tenha suficiente autocrítica (auto-avaliação) para admitir suas próprias limitações e estar ciente de suas qualidades. Errar faz parte do processo de evolução.
Essas são apenas algumas competências que variam de empresa para empresa; na verdade, o importante é que você ajude a construir um novo mundo de trabalho. Esteja aberto para criar oportunidades para si mesmo e aprimorar a sua performance sempre que possível. Seja dedicado para mantê-las e persista na sua ampliação. Apaixone-se pelo seu trabalho!
*Luísa Gubitosi de Medeiros
É fato que o modelo de gestão de competências está se consolidando cada vez mais, unindo-se à visão compartilhada onde todos os envolvidos crescem a cada dia. As empresas procuram ter um ambiente propício para os profissionais competentes; por isso, atrair, desenvolver e manter talentos é imprescindível.
Com os “novos tempos”, o RH mudou a sua linha de atuação, tornando-se estratégico e procurando conhecer, profundamente, o “negócio” da empresa tanto quanto qualquer outro departamento, para poder traçar suas metas e formular, com eficiência,seus planos de ação.
O que se espera deste mercado, tão competitivo e com uma economia tão volátil, são organizações menos burocráticas e rígidas, mais rápidas, flexíveis às mudanças e, principalmente, inovadoras, ajustadas às novas regras da competitividade. Isso abre caminho para pessoas talentosas, pois os profissionais estão se capacitando cada vez mais e estão sempre atentos a novas oportunidades.
Empresas que utilizam o modelo de competência dão suporte à evolução das estratégias organizacionais (novas competências favorecem novos padrões de desempenho). As competências mudam, assim como o mercado, por isso, ajustá-las às necessidades empresariais é imprescindível. Com as profundas mudanças oriundas da globalização, crescer é inevitável e necessário, sugerindo, inclusive, às empresas, a criação de novos modelos administrativos e tecnologias.
Veja algumas competências às quais o mercado de RH atribui valor:
Discernimento
* Tenha ponderação nas expansões e expressões verbais e comportamentais.
Ritmo de Trabalho
* Procure acelerar seu ritmo habitual de trabalho sem, contudo, prejudicar a sua qualidade.
Aspectos Físicos e Mentais
* Boa saúde física e mental, ou seja, facilidade para modificar a personalidade psíquica, com ajustes às exigências do mundo exterior.
Aspectos Emocionais e Decisão
* Busque o equilíbrio entre as realidades interna e externa, entre o impulso de atuar e a reflexão.
Comprometimento
* Disciplina, método, consciência profissional, perseverança e dedicação.
Relacionamentos Interpessoais
* Procure a convergência ao invés de conflitos. Não viva em constante atrito com os demais. Será que o mundo tem que se adaptar a você ou você adaptar-se a ele? Busque um equilíbrio!
Ambição
* Força de poder criador ou realizador. Suas ações devem estar alinhadas com suas intenções. Monitore suas ações em relação aos seus objetivos.
Combatividade
* Procure combater aquilo que dificulta seus planos e/ou decisões. Os desafios mobilizam suas forças ou as paralisam? A escolha é sua!
Lealdade
* Mantenha seus compromissos e porte-se com honra. Possua retidão. Sua conduta deve ser regida por princípios éticos e integridade moral. Aja de modo a promover a boa moral, sem se utilizar de atalhos duvidosos.
Equipe
* Some seus esforços, objetivos comuns e valores. Hoje, em uma equipe, você deve estar disposto a construir algo em comum encontrando a sua própria forma de expressão (é uma ação conjunta).
Automotivação
* Quando estamos motivados, conseguimos transformar idéias em ação – este é o segredo – experimente gerar diálogos internos positivos e estimulantes. Se você é Gestor, é imprescindível que perceba as fontes de motivação de seus liderados.
Proatividade
* Seja proativo (o indivíduo reativo tem a tendência de deixar que as oportunidades transcorram sem que ele mesmo queira intervir; portanto, não seja passivo – agregue valores e faça a diferença). O indivíduo proativo procura se antecipar às situações e se preparar para a solução dos problemas.
Objetividade ao se expressar
* Não seja prolixo e/ou cansativo ao se expressar. Exponha seus pensamentos de forma didática.
Abertura Intelectual
* Permaneça atento, receptivo e interessado em qualquer nova informação que possa levá-lo a modificar seu procedimento e/ou corrigir seus pressupostos.
Empatia/Assertividade
* Seja empático, porém, assertivo, colocando sempre “limites” saudáveis em seus espaços (a agressividade exacerbada é inimiga da assertividade).
Iniciativa
* Tenha iniciativa e saiba oferecer contribuições em suas atividades, especialmente em favor da produtividade e resultados concretos.
Feedback
* Peça aos outros profissionais e dê feedback a si mesmo, pois ele estimula o autodesenvolvimento. O feedback auxilia na identificação das habilidades, aptidões, talentos e competências. Por isso, após o feedback, seja honesto. Verifique e pergunte a si mesmo: Onde ainda preciso investir? Como posso melhorar o meu desempenho? O que devo manter? O feedback contribui para o aprimoramento de suas funções laborais. O processo de EVOLUÇÃO é um chamado para a ação.
Autoconfiança
* Tenha autoconfiança (o profissional autoconfiante não depende da motivação externa). A cada vitória ou superação, você ganha maior controle e independência para atuar.
Autocrítica
* Tenha suficiente autocrítica (auto-avaliação) para admitir suas próprias limitações e estar ciente de suas qualidades. Errar faz parte do processo de evolução.
Essas são apenas algumas competências que variam de empresa para empresa; na verdade, o importante é que você ajude a construir um novo mundo de trabalho. Esteja aberto para criar oportunidades para si mesmo e aprimorar a sua performance sempre que possível. Seja dedicado para mantê-las e persista na sua ampliação. Apaixone-se pelo seu trabalho!
*Luísa Gubitosi de Medeiros
2 comentários:
Muito interessante o texto, bom para se refletir como anda a nossa competência no mercado.
É sempre uma leitura gratificante passar por aqui e ver as novidades.
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