Todas as mudanças que ocorrem nas nossas vidas são importantes, porém tem algumas que são mais importantes do que outras.
A gente não faz a mínima idéia de como as mudanças são significativas na nossa vida até o momento em que decide mudar. Nas palavras do grande poeta e dramaturgo irlandês, William B. Yeats, “quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira a seu favor” e de acordo com Jim Rohn, escritor e palestrante, “tudo muda quando você muda”.
A atitude mais difícil do mundo é mudar. A segunda é mudar pela segunda vez. Da terceira vez em diante a gente vai tomando gosto e a vida se transforma num celeiro de oportunidades sempre que iniciativa, ousadia e ação tomam o lugar da procrastinação. Por experiência própria digo que pode ser ainda melhor quando você consegue se livrar da escravidão do controle remoto. Nesse sentido, a vontade de pensar e escrever me ajuda muito. Eu mudo sempre que contribuo para fazer a diferença na vida das pessoas através da literatura.
Mudanças significativas estão diretamente relacionadas com as nossas crenças e limitações. A única coisa com que estamos sempre lidando são os nossos pensamentos e, acredite ou não, nossos pensamentos podem ser modificados, se houver predisposição para mudá-los. Entretanto, deve-se ter consciência de que a força dos pensamentos negativos, por uma série de razões, exerce mais influência em nosso dia-a-dia do que os pensamentos positivos, portanto, o esforço necessário para reverter esse processo deve ser constante.
Parafraseando Louise L. Hay, escritora americana, “toda teoria do mundo é inútil a não ser que saibamos aplicá-la para alguma coisa”, portanto, o primeiro desafio é quebrar a nossa eterna resistência à mudança. Ninguém pode alcançar a paz de espírito sem a verdadeira consciência da mudança.
Pense nas inúmeras promessas que você já fez no início de cada ano e nas inúmeras vezes que você proferiu afirmações do tipo “nunca mais farei isso”, “de agora em diante vai ser diferente” ou a tradicional “segunda-feira eu começo”, porém antes de o dia terminar você já havia tomado um pote de sorvete, fumado um maço de cigarros e ofendido a pessoa que você mais admirava. Isso fez com que você triplicasse a carga de culpa que você já carrega.
De acordo com os especialistas, nada tem a ver com força de vontade ou disciplina. De fato, tentar eliminar o problema sem considerar a dissolução da causa é inútil. Entretanto, é melhor manter a disciplina, pois no instante em que você relaxa, o sintoma ganha força novamente. Por tudo isso, quero compartilhar com você algumas dicas para ajudá-lo a construir mudanças duradouras na sua vida pessoal e profissional, desde que você esteja propenso a mudar.
1. A mente é um instrumento precioso que pode ser utilizado da maneira que você quiser, portanto, o modo como você a utiliza nada mais é do que um hábito e hábitos, assim como os pensamentos, podem ser modificados;
2. Aquilo em que você se concentra cresce, portanto, concentrar-se em afirmações positivas tende a provocar mudanças mais significativas do que uma sucessão de farpas e reclamações;
3. Gostar de si mesmo é o verdadeiro combustível da mudança; você muda para melhorar a autoestima; baixa autoestima é sinônimo de infelicidade; autoestima elevada é sinônimo de mudança positiva e duradoura;
4. Como diz o ditado, a única certeza visível é a mudança, portanto, todo dia é dia de mudança; o exercício constante da mudança é um processo de aprendizagem que só poderá ser fortalecido com a prática.
Particularmente não conheço ninguém que não deseje mudar de vez em quando. Ter consciência de que você precisa mudar é a parte mais fácil. Saber por onde começar é a parte mais complexa, porém com o mínimo de planejamento e determinação as chances aumentam.
Eu levei um bom tempo para aprender a me concentrar nos resultados da mudança em vez dos sacrifícios que ela impõe. Mohamed Ali, o grande pugilista, afirmou tempos depois de se aposentar: “eu detestava cada minuto daquele treino, mas pensava comigo mesmo: treine agora e será um campeão para sempre”. De acordo com John Maxwell, escritor e conferencista, “se a mudança não lhe custar nada, então não é uma mudança de verdade”.
O mundo é repleto de pessoas que continuam casadas mesmo que não haja mais amor, de pessoas que continuam fazendo o que não gostam, de pessoas que continuam guardando roupas velhas e bugigangas que nunca serão utilizadas, de pessoas que continuam cercadas de pessoas que as atrasam e milhares de outras que continuam trabalhando em empresas que não dão futuro.
Reflita sobre isso e responda: o que o impede de ser diferente? Todo dia é dia de iniciar aquela mudança que você vem adiando há tempo. As palavras de John Greenleaf Whittier, poeta e escritor americano, escritas há mais de 150 anos, encerram a nossa lição de hoje: de todas as frases tristes, a mais triste é “eu poderia ter feito isso”. Pense nisso e seja feliz!
Jerônimo Mendes
3 comentários:
Muito bom esse texto, preciso dar um jeito de mudar meu momento atual.
Bela vc anda demorando para atualizar seu blog, passo sempre aqui para conferir as novidades, abs,
Amei esse blog. É tudo que eu preciso: motivação! Acabei de me formar e tenho andado desanimada à procura de um emprego...
Postar um comentário