domingo, 31 de agosto de 2008


FAÇA ACONTECER
Rilvacir Liberato

De um modo didático podemos dizer que – em relação ao nosso comportamento ante os desafios da existência - há três tipos de pessoas na vida:
1°) Aquelas que vivem, sendo levadas pelos acontecimentos da vida;
2°) Aquelas que acompanham os acontecimentos, mas são levadas pela corrente da vida;
3°) Aquelas que fazem os acontecimentos da vida, e demarcam os rumos que querem seguir...
Busquemos e lutemos por estar sempre no terceiro grupo: não se rebelando contra os fatos, todavia também não se conformando com eles; não menosprezando a sabedoria de ninguém, contudo não se acomodando nem deixando de buscar novos conhecimentos; não desanimando com os obstáculos, no entanto aprendendo com eles, fazendo deles plataforma para vôos maiores. Reflitamos acerca desses posicionamentos. Locupletemos a vida, a cada dia, mais e mais de força, garra e esperança. Recordemos a famosa canção da década de sessenta, em que Geraldo Vandré nos exortava a meditar que “quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”.
Façamos acontecer fatos bons e grandes realizações por onde passarmos.
Muitos se queixam da vida, de tudo reclamando, e outros acabam até por desertar dela.
Mal sabem ou sabiam eles que a grande mágica de nossa jornada existencial está guardada na gaveta de nosso coração. Basta abrí-la diariamente junto com o amanhecer e iniciar o show de magia, onde cada número bem elaborado redundará no espetáculo de um dia de alegrias, satisfação e bons sentimentos. Faça acontecer.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008


A Elegância do Comportamento
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais. É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso.
"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente.
Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou."

segunda-feira, 25 de agosto de 2008


PONHA UM TUBARÃO NO SEU TANQUE
Os japoneses sempre adoraram peixe fresco, porém as águas japonesas não produzem muitos peixes. Assim, para alimentar a grande população japonesa, as empresas de pesca foram aumentando o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar em lugares mais distantes. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar, assim o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, instalaram congeladores em seus barcos. Os congeladores permitiam que os pescadores fossem mais longe. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles preferiam saborear o peixe fresquinho. Então, as empresas de pesca instalaram tanques nos navios pesqueiros. Mas os peixes ficavam apertados como se fossem sardinhas enlatadas. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Os peixes perdiam o sabor e o frescor; o gosto dos peixes se alterava, e os japoneses notavam a diferença entre o gosto do peixe fresco e o gosto do peixe apático. Foi contratado um renomado consultor que adotou a seguinte estratégia: as empresas de pesca continuariam com os tanques, porém junto com eles, dentro de cada tanque, era colocado um tubarão. Os tubarões comiam alguns peixes, mas a maioria chegava com vida. Os peixes que conseguiam escapar das mandíbulas dos tubarões chegavam muito vivos e com muita energia, com sabor de frescor de peixe.
LIÇÃO DE VIDA: Você gosta de conviver com quem está cansado, abatido e apático? Quem gosta de chegar perto de alguém que não tem energia nem vibração? Quanto mais persistente e competitivo você se tornar, mais vai gostar de desafios e vai sentir muito prazer em sua vida. Encontre no mais profundo da sua alma uma pitada de CORAGEM e INICIATIVA para aperfeiçoar-se cada vez mais, busque incessantemente o conhecimento, ponha um tubarão no seu tanque.
Turbine de uma vez por todas os motores da sua vida e veja quão longe você pode chegar.

domingo, 24 de agosto de 2008




DEDICAÇÃO (Roberto Shinyashiki)

Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém do lugar onde está. Ilusão é combustível de perdedores.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008



ANTES DE TUDO, ACREDITE NO AMOR
Por Roberto Shinyashiki
O amor é inevitável na vida dos seres humanos, assim como é inevitável que a rosa exale seu perfume. Por isso, o primeiro passo para amar é acreditar no amor.Sempre houve a crença de que Deus nos daria tudo o que a Ele pedíssemos. Mas isso não é verdade. Ele nos dá apenas aquilo em que acreditamos. Então, se alguém crê no amor, conseguirá o amor e, se acreditar na solidão, acabará só.
Em um mosteiro Zen, conduzido por dois irmãos, o mais velho era muito sábio, e o mais novo, ao contrário, era tolo e tinha apenas um olho. Para um forasteiro conseguir hospedagem por uma noite nesse mosteiro, tinha de vencer um dos monges em um debate sobre o Zen-Budismo. Uma noite, um forasteiro foi pedir asilo e, como o velho monge estava cansado, mandou o mais novo confrontar-se com ele, com a recomendação de que o debate fosse em silêncio. Dessa forma, o monge tolo não cometeria enganos. Algum tempo depois, o viajante entrou na sala do sábio monge e disse:— Que homem sábio é o seu irmão! Conseguiu me vencer no debate e, por isso, devo ir embora.O velho monge, intrigado, perguntou:— O que aconteceu?E escutou a resposta: — Primeiramente, ergui um dedo simbolizando Buda, e seu irmão levantou dois simbolizando Buda e seus ensinamentos. Então, ergui três dedos para representar Buda, seus ensinamentos e seus discípulos, e meu inteligente interlocutor sacudiu o punho cerrado, à minha frente, para indicar que todos os três vêm de uma única realização. Pouco depois, entra o monge tolo, muito aborrecido, e é saudado pelo irmão, que lhe perguntou o motivo de sua chateação. E o caolho respondeu:
— Esse viajante é muito rude! No momento em que me viu, levantou um dedo, me insultando, indicando que tenho apenas um olho. Mas, como ele era visitante, eu não quis responder à ofensa e ergui dois dedos, parabenizando-o por ele ter dois olhos. E o miserável levantou três dedos, para mostrar que nós dois juntos tínhamos três olhos. Então fiquei furioso e, com o puno cerrado, ameacei lhe dar um soco. E, assim, ele foi embora.
Essa simples história nos mostra que as pessoas sempre procuram nos outros e na vida a confirmação daquilo em que acreditam. Infelizmente, elas têm andado muito desesperançadas no amor, como se a satisfação fosse impossível, e acabaram criando um mundo de pouco amor.
Como poderemos viver sem amar? Impossível, porque, se assim for, o vazio sempre nos acompanhará. Lembre-se: o amor é inevitável na vida dos seres humanos, assim como é inevitável que a rosa exale seu perfume. Por isso, o primeiro passo para amar é acreditar no amor e acreditar no outro.

domingo, 17 de agosto de 2008



A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no Século XVII intensificou a substituição do modo de produção doméstico pelo sistema fabril, utilizando das máquinas e abordagens mecânicas para a ascensão, diversificação e reestruturação de empresas dos mai A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no Século XVII intensificou a substituição do modo de produção doméstico pelo sistema fabril, utilizando das máquinas e abordagens mecânicas para a ascensão, diversificação e reestruturação de empresas dos mais diversos segmentos, constituindo um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica. Com este período, o profissionalismo começa a fazer parte do cotidiano e a paixão por determinadas atividades fortalece a necessidade de satisfação, motivação, vontade e desejo de trabalhar.
Juntamente com esta estruturação surge a reflexão sobre a paixão em trabalhar, em estar invariavelmente apaixonado por suas atividades e escolha profissional. Paixão na estrutura organizacional é percebida pela criatividade, pró-atividade, cordialidade, determinação e otimismo demonstrados pelos profissionais das mais diversas áreas em seu cotidiano de trabalho. O Palestrante Mágico Dalmir Sant Anna apresenta que ser apaixonado pelo que faz encontra-se relacionado com felicidade e equilíbrio, pois ultrapassa o limite da motivação por estar diretamente ligado com as emoções do coração e o constante desejo de aperfeiçoamento.
Felicidade - Há quem acredite que felicidade não existe. Há quem acredite que a felicidade é construída e conquistada a cada dia, compreendendo que não é um estado constante, mas uma busca constante. O que é felicidade? É um estado afetivo ou emocional de sentir-se bem ou sentir prazer pelo que se está desenvolvendo. Um acadêmico apaixonado pelo curso escolhido sente felicidade ao fazer novas descobertas. Por estarem apaixonados empresários, executivos, esportistas, profissionais liberais demonstram a felicidade através de pequenos gestos, como um sorriso, um saudoso bom dia, ou mesmo, reconhecendo o esforço de um colega. O que traz felicidade? Um dia de sol, um cafezinho ou um chá após uma extensa reunião, o sorriso do filho que estava ansioso a sua espera... A felicidade alcança sua extensão quando você dedica um pouco do seu precioso tempo às coisas que proporcionam a sensação de leveza, de reconhecimento, superação e bem estar.
Equilíbrio - Tenha certeza de que todo o profissional de destaque planejou e continua realizando o planejamento de novas conquistas equilibrando vida pessoal e profissional. A qualidade de vida tem relação com o equilíbrio de suas emoções e ações, sem esquecer da presença do cônjuge, noiva, namorada, pais, filhos e amigos. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, mas esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e convivência familiar. Aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem estar pessoal permite conquistar resultados mais satisfatórios.
É evidente que quando um profissional é apaixonado pelo que faz, cria gradativamente um processo introspectivo de novas descobertas e auto-realização, não sendo um acomodado que somente reclama do salário que recebe, mas com determinação pessoal conjugada com a vontade de vencer, dedica parte de seu tempo para aprimorar seu desempenho, estudar e fortalecer suas competências. Observe que a paixão pelo trabalho permite superar desafios, romper obstáculos e oferecer continuamente um trabalho diferencial, capaz de encantar as pessoas que estão a sua volta. Agora responda: Você é uma pessoa apaixonada pelo que faz?
Dalmir Sant Anna

sexta-feira, 15 de agosto de 2008



A importância do sorriso

O sorriso não é o mesmo que o riso. Separa-os um fosso tão grande como o que separa as lágrimas silenciosas, diante de um desgosto, dos gritos histéricos e lancinantes de quem não sabe dominar-se. Bergson escreveu: "O riso é algo que irrompe num estrondo e vai retumbando como o trovão na montanha, num eco que, no entanto, não chega ao infinito". O sorriso, pelo contrário é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como brisa suave que acaricia e refresca o rosto. Enquanto o riso é extroversão, o sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri.
O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".
O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem - tudo se resume na harmonia interior.
O sorriso é o que primeiro acontece quando um rapaz e uma rapariga se olham e se enamoram. Não sabem explicar por que se enamoram, mas é-lhes impossível deixar de sorrir um para o outro, num sorriso cúmplice de quem não precisa de palavras para dizer o que sente. Se o enamoramento continua vem a fase em que, juntos, acham graça a tudo, sem prestarem atenção a nada do que os rodeia. Então, por vezes o seu sorriso muda-se em riso estrondoso, mas cristalino manifestando toda a força da sua juventude. Se o enamoramento leva ao namoro e este ao amor que conduz ao casamento estável, então saber sorrir é fundamental para vencer o desgaste da rotina do dia a dia e para evitar o afastamento de dois seres que, vivendo muito perto, estão interiormente afastados - não estão em sintonia.
É pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.
O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.
Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: "Como te sentes?". A resposta foi desconcertante: com um sorriso-dorido respondeu: "dói-me tudo". Mas como anda desvirtuado o sorriso! Será que podemos chamar sorriso o que vemos no rosto dos que assinam os "tratados de paz e cooperação"? Não, o que vemos não passa de um esgar.
E termino com uma frase que vinha num calendário de bolso que me deram: "Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e... não se irrite, sorria".
(Maria Fernanda Barroca)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008


Não é o sucesso que traz ENTUSIASMO,
... é o ENTUSIASMO que traz o SUCESSO

A palavra vem de duas palavras gregas "en" e "theos" e significa ter um deus dentro de si. Falamos de tais pessoas como inspiradas. Só há uma maneira de ser entusiasmado.
É agir entusiasticamente! Para que isso aconteça fique atento as 10 Dicas Para Viver Com Entusiasmo do Prof. Luis Almeida Marins Filho:
1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas. Cuidado com as noticias ruins. Afaste-se delas;
2. Aceite e valorize suas idéias;
3. Não reclame. Não fale mal dos outros;
4. Seja alegre. Ria de si mesmo. Seja bem humorado;
5. Ilumine mais o seu ambiente de trabalho e sua casa. A escuridão traz a depressão;
6. Ser alguém sempre pronto a colaborar;
7. Surpreenda as pessoas dando "momentos mágicos";
8. Preste atenção ao detalhes. Faça sempre o melhor;
9. Invista em Você. Ande limpo e bem vestido;
10. Não fique parado.
Aja! Faça Já! Entusiasmo é ação!

sábado, 9 de agosto de 2008


Na vida pessoal, assim como na vida profissional, o profissional encontra inúmeras pedras no decorrer do caminho. Costuma-se encontrar uma pedreira em meio à caminhada, mas, terá que agir com muita inteligência, muito equilíbrio emocional e muita paciência, para conseguir fazer com que tais pedras, sirvam de degraus para sua subida. Transpor obstáculos exige, além de maturidade profissional, muita sabedoria.
Devemos fazer de cada obstáculo, um desafio a ser perseguido, e fazer de cada barreira a ser vencida, uma oportunidade, assim, terá maior probabilidade de alcançar sucesso profissional e permanecer no mercado.
Os obstáculos, bem como os desafios, funcionam como um tempero na vida de qualquer profissional, pois, são eles, um dos responsáveis pela motivação do mesmo.
Reconhecer limites, não fazendo destes, limitações, é de suma importância, pois, a partir deste reconhecimento, vem o crescimento.
Fazer uma auto-análise torna-se imprescindível para que se melhore não apenas como profissional, mas principalmente como pessoa. Reconhecer erros, analisá-los, e transformá-los em acertos, é um trabalho formidável, que exige além de muita maturidade profissional, muita sabedoria, é o que deve todos devem procurar aprender, e fazer.
Equilíbrio emocional se tornou palavra de ordem e manter-se neste estado, em momentos de conflito e tensão, constitui um dos quesitos indispensáveis para o profissional do século XXI.
Ter maturidade profissional para enfrentar críticas, mesmo sabendo que injustas, mas, enfrentá-las de cabeça erguida, consiste em outro quesito imprescindível que se deve ter.
Um quesito importantíssimo para qualquer profissional chama-se humildade. Ter coragem e humildade para reconhecer seus erros, capacidade para pedir perdão, capacidade para reconhecer o valor do outro.
As adversidades surgidas contribuem cada vez mais, para que um profissional se transforme em uma rocha, em uma fortaleza, pois, como conseqüência das mesmas, além de se tornar um portador de resiliência, vencerá as dificuldades, aprimorando suas atitudes e comportamentos, obtendo-se assim, o crescimento que é importante e imprescindível para qualquer pessoa.

domingo, 3 de agosto de 2008


FRUTO DE ESCOLHAS..
Você já parou pra pensar alguma vez que uma vida inteira se constrói sobre as escolhas que fazemos a todo instante?! Talvez nunca paremos para avaliar isto, mas deveríamos... Tudo o que estamos vivendo hoje, são resultados das escolhas que fizemos algum dia no passado, sem exceções. (Ao menos no que se refere ao nosso poder de decisão)Escolher significa optar por algo, e isto inevitavelmente quer dizer que, ao escolhermos algo, um caminho, uma companhia, enfim.... estamos automaticamente abrindo mão de outras coisas, pessoas, situações, de outras alternativas.Pode parecer absurdo, mas nós somos frutos destas escolhas pequenas, e até constantes que fazemos no dia-a-dia,muitas vezes sem parar pra refletir onde ela nos levará ou que consequências poderá trazer. A vida é um constante 'escolher', optar por situações em todos os campos ou áreas, seja afetivo, seja no profissional, enfim, e no final quando você olhar para trás perceberá que você apenas se fez através de escolhas, as mais conscientes e que lhe pareceram as melhores no momento. Sim, porque nem sempre acertaremos, mas devemos procurar fazer o melhor no momento atual, e estaremos dando o melhor de nós, no final é isto que importa. Por isso, a partir de agora, assuma um compromisso com você mesmo, que sempre ao tomar alguma decisão em sua vida, ou ao fazer uma escolha você terá se certificado antes que isso não implicará em situações desastrosas no futuro, sobretudo no que se refere diretamente a vida de terceiros.... Saiba escolher, busque o melhor, peça à Deus sabedoria e aja. Não hesite, mas saiba fazer a sua parte bem feita sempre, tendo a certeza que desta decisão ou escolha resultarão novas oportunidades e escolhas ainda melhores que as atuais. Sorte e sucesso... sempre, é o que desejo a todos!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008



ATUALIZE-SE
O processo de atualização em nossa vida profissional deve ser contínuo e ininterrupto mas afinal o que significa atualizar-se? Além de uma formação acadêmica, o profissional deve observar quais as tendências do mercado em que está inserido quais as novas tecnologias que estão chegando cada vez mais depressa, quais os processos novos na sua empresa. Isto significa que devemos conhecer e dominar completamente as atividades que executamos e a partir disto buscar formas de melhorar o que já existe. A atualização nada mais é do que aprender formas mais eficazes de efetuarmos nossas atividades, foi assim quando surgiu a máquina de escrever, o telex, depois o aparelho de fax, o computador que otimizou praticamente todas as atividades e diminuiu o trabalho braçal de muitas profissões. Estar atualizado é estar capacitado para atuar e competir no mercado de trabalho mas também é necessário atualizar a mente, os pensamentos, os valores e a forma de encarar o mundo pois esta é a arma mais poderosa e a maneira como você a utiliza é que te dará condições ou não de vencer na profissão. Tenha sempre visão, foque seus objetivos e traçe suas metas para alcançá-los, só assim você tem condições de se estabelecer num mundo extremamente competitivo onde a moeda mais forte chama-se conhecimento.