sexta-feira, 17 de outubro de 2008



Dez atitudes para elevar o astral no trabalho
Prof. Rita Alonso

Enquanto a promoção não vem e os tempos são de downsizing, corte de custos e enriquecimento de cargos com novas tarefas e atribuições, que tal entender algumas pequenas coisas que podem ser grandes diferenciais na nossa carreira? Embora as características técnicas de cada profissional estejam mais ou menos equiparadas, o nosso modo de ser e nossas atitudes podem fazer a diferença quando mais necessitamos, melhorando nossa vida e a de outros à nossa volta. Vejamos, pois, dez dicas para o dia-a-dia nas empresas em tempos de crise:
1. Fale com todos com educação e cordialidade. Seja solidário e ajude com a real intenção de resolver os problemas quando solicitado - e quando possível. Apenas faça com boa vontade e não espere retorno por seus atos.
2. Responda aos e-mails de todos sempre, não apenas quando interessa ou quando foi o chefe que os enviou. Seja simples, direto e educado.
3. Aprenda a incluir os outros na conversa quando o seu interlocutor estiver acompanhado. É deselegante e grosseiro ignorar outras pessoas (principalmente só olhando para uma delas) ao falar no meio de um grupo. Afinal, se fosse algo particular seria mais adequado esperar para tratar a sós, não acha?
4. Quando possível, evite limitar-se a um pequeno grupo de “parceiros” dentro do próprio departamento. É recomendado ter um bom relacionamento com todos e focar-se no trabalho com profissionalismo e ética.
5. Quando trabalhar em equipe, aja com naturalidade e esteja aberto às críticas e opiniões alheias. Use a razão para mostrar que seu ponto de vista está correto, caso necessário, com argumentos sólidos e precisos. Se tiver que buscar fontes, vá em frente.
6. Fique longe das fofocas e conversas paralelas de corredor. A impressão de boicote, armação ou preconceito contra o trabalho de outros é altamente destrutiva para qualquer ambiente corporativo.
7. Se tiver problemas de relacionamento com alguém que trabalha com você, o mais adequado a fazer é falar diretamente com essa pessoa para resolver as dúvidas ou mal-entendidos e esclarecer a situação. Terrível é comentar por trás e tornar aberto para outros colegas algo que poderia se acabar com uma boa conversa.
8. Levante a cabeça se tiver que falar algo pessoal ou mais delicado com seu chefe. Nada de ter medo ou se deixar levar pelos comentários dos demais colegas. Tenha seu feeling e sua sinceridade, levando (ou buscando) possíveis soluções para a situação.
9. Jamais comente o erro de algum colega ou um desafeto. Saiba separar o lado pessoal do profissional e deixe seu chefe ser chefe!
10. Lembre a cada dia que o mundo gira mesmo e o tempo passa. É muito melhor ser humilde e atuar com responsabilidade para que as coisas fiquem um pouco melhor à nossa volta. Como todos temos altos e baixos, prefira ter essa boa consciência a tentar correr mais tarde para reparar possíveis deslizes, quando tudo e todos já ficaram para trás.
PS* Como vocês podem ver não custa muito estabelecer um relacionamento harmonioso no local onde você passa a maior parte das suas horas disponíveis.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito dessas dicas.

Anônimo disse...

è temos q cuidar sempre dos relacionamentos para podermos produzir senão embola tudo rs.

Anônimo disse...

Mas q uem algumas pessoas insurportáveis no trabalho q não dá para fingir q são boazinhas ah !isso tem rs.

Anônimo disse...

Sempre é bom ficar alerta ao que podemos fazer para contribuir com um clima legal.

Anônimo disse...

Boas dicas o difícil as vezes é segui-las rs.

Anônimo disse...

Muito boas essas dicas!!!!
bjs

Anônimo disse...

è sempre bom vir aqui aprender e relembrar conceitos tão simples mas tão importantes.

Anônimo disse...

Prarabéns pelo blog ta show estou adorando tudo, vc sempre faz coisas legais, continue assim.

Anônimo disse...

Beleza essas dicas, os pensamentos tb estão muito legais. bjs

Anônimo disse...

Ando relamente motivado para vir sempre aqui e estou gostando muito de tudo q leio. Parabéns.