quarta-feira, 1 de outubro de 2008




Num tempo de mudanças como o que estamos vivendo, o maior risco que corremos é o de ficarmos para trás, de nos fossilizarmos, de ficarmos atrasados com a tecnologia, com novos processos que surgem a cada dia no setor em que trabalhamos.
Conheço muita gente que fica esperando que a empresa ou que outras pessoas lhes forneçam os meios para que aprendam mais, para que cresçam mais. Isso é um grande erro. Outro dia mesmo, numa multinacional de origem americana, havia um supervisor sendo cogitado para ser promovido a gerente. Quando lhe perguntaram se falava inglês, ele respondeu: “Esse é o meu problema. Eu não sei falar inglês”. E é claro, não foi promovido. Ele veio conversar comigo e eu lhe perguntei há quantos anos trabalhava naquela empresa americana. Ele respondeu: “15 anos” e emendou “justo agora que aparece essa minha grande chance, eu fui preterido só porque não falo inglês.” Eu não tive outra reação a não ser dizer a ele o seguinte: “- Você trabalha há 15 anos numa empresa multinacional americana e nunca se interessou em aprender inglês?” Ele respondeu: “- Fiquei esperando que a empresa me fornecesse um curso de inglês e o tempo foi passando…”.
Ninguém investe em pessoas que não investem em si próprias em primeiro lugar. Ninguém gasta vela com mau defunto, como diriam os antigos. Quem tem a primeira obrigação de aprender sobre o que fazemos ou de nos aperfeiçoarmos somos nós próprios. Por menos recursos que tenhamos, é preciso que disponibilizemos dinheiro, tempo e energia para nos aperfeiçoarmos fazendo cursos, aprendendo, nos interessando pelas coisas que fazemos e por novas tecnologias, como aprender a trabalhar com computadores, por exemplo. Se você trabalha em uma empresa que produz ou vende cerveja, trate de saber a diferença entre Pilsen, Bock, Lagger e outros tipos de cerveja. Se você trabalha numa empresa que produz ou vende papel, saiba os vários tipos de papel existentes no mercado mundial e quais os seus usos, e assim por diante. Vá numa biblioteca, pergunte, consulte uma enciclopédia, se interesse, envolva-se com aquilo que faz.
Invista em você em primeiro lugar.
(por Luis Marins)

INVISTA em Você !
ACREDITAR é fundamental,
FAZER algo é necessário,
VENCER é o prémio dos que investem e fazem a diferença. ( Bela Magalhães)

16 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiii esse texto vc como sempre trazendo textos interessantes para refletirmos como anda nosso lado profissional.

Anônimo disse...

Muito bom, estou precisando investir um pouco mais em mim.

Anônimo disse...

Bom gostei do toque. vlw

Anônimo disse...

è bom pensar em investir no nosso lado profissional, as vezes andamos num corre corre que não dá nem para pensar nisso.

Anônimo disse...

Super interessante. vlw o toque

Anônimo disse...

Com certeza quem faz um investimento pessoal não se arrepende.

Anônimo disse...

Muito interessante, temos sempre que investir em nós mesmos!!!

Beta Chaves disse...

Que bom q está gostando, tb tô me divertindo muito, algumas pessoas já tinham me falado isso, mas vou ver como faz p deixar todos mandarem recados!!!
bjãoooo
Ah! ontem recebemos os cds do curso, muito legal, ainda mais que eu sou a primeira hehe adoreiiii

Anônimo disse...

Gostei do texto muitos querem vencer sem ter q investir tempo e conhecimento, depois reclamam qdo não conseguem.

Anônimo disse...

Tenho cuidado de minha carreira, tenho lido bastante e feito cursos tb.

Anônimo disse...

Muito legal esse texto, aliás estou gostando de tudo, adorei sua aula.

Anônimo disse...

è importante estar atento ao nosso desenvolvimento pessoal, ainda q não tenhamos muitas condições de investir.

Anônimo disse...

Gostei do blog, vc é muito danadinha hem rs. Parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom o texto,muito bom o blog assuntos pertinentes.

Anônimo disse...

Que texto importante para se ler refletir e com certeza agir.

Beta Chaves disse...

Bella, hj coloquei um texto muito interessante no meu blog sobre Sun Tzu e acho que vc pode usar muito esse autor nos seus cursos, pois ele foi um grande estrategista,e as suas lições podem ser usadas nas empresas, nas escolas, na nossa vida.
Bjos